Seed Freedom

[ENG] http://www.seedfreedom.eu/en/#.Up_XgzvEtIk.facebook

JOIN THE SEED FOOD FREEDOM CAMPAIGN

[PT] JUNTE-SE À CAMPANHA DAS SEMENTES LIVRES

A nova legislação europeia de “Marketing das Sementes” é uma ameaça à segurança alimentar e à democracia.

Junte-se à Declaração dos Cidadãos Europeus pela Liberdade das sementes e democracia alimentar.

Esta declaração de cidadãos foi lançada dia 2 de Outubro 2013- No aniversário do Ghandi.

Somo relembrados de que no espírito do Ghandi, a desobediência civil é necessária, quando leis injustas põem em risco os nossos bens comuns.

As Sementes são um bem comum. São uma dádiva da natureza e o resultado de séculos de trabalho árduo de agricultores por todo o planeta que seleccionaram, conservaram e reproduziram as sementes. Eles são a fonte da vida e a primeira etapa da nossa cadeia alimentar.

Este bem comum está em perigo.  A legislação europeia tem vindo a gradualmente restringir o acesso às sementes nas últimas décadas, com a agro-indústria tornando-se no modelo dominante da agricultura moderna. Apenas as variedades de sementes que se enquadrem neste modelo poderão vir a ser comercializadas na união europeia. Elas deverão passar por complicados e dispendiosos testes e procedimentos de registo e o seu cultivo a depender de produtos químicos. Esta legislação já reduziu dramaticamente as variedades de sementes, o que ameaça seriamente a nossa segurança alimentar. As sementes já não estão nas mãos de agricultores e jardineiros. Uma mão cheia de corporações/empresas de sementes controlam e monopolizam o mercado global. As mesmas 6 multinacionais controlam: 75% de toda a pesquisa de cultivo e reprodução do sector privado; 60% de todo o mercado de sementes e 76% das vendas de produtos químicos para a agricultura (Grupo ETC).

A nova proposta legislativa europeia está a piorar ainda mais a situação. Ela restringe e reduz ainda mais da biodiversidade agrícola e do livre acesso a sementes por parte dos agricultores e cidadãos, e encoraja as corporações multinacionais de sementes a reclamar direitos exclusivos na comercialização das sementes. Por outro lado sementes que são resistentes a uma grande variedade de pragas e capazes de se adaptarem às alterações climatéricas estão a ser gradualmente excluídas do mercado ou restringidas a nichos de mercado. Esta legislação não só afecta a Europa como também todo o planeta.

Nos rejeitamos com firmeza esta lei do monopólio das sementes. Numa altura que as Nações Unidas reconhecem que o futuro da alimentação é agro-ecológico, diverso e local, a proposta da Comissão Europeia criminaliza as crescentes e vibrantes alternativas baseadas na liberdade das sementes e democracia alimentar. Numa época em que os consumidores estão a optar por alimentos locais, ecológicos, saudáveis, saborosos, nutritivos e sem químicos ou não geneticamente modificados (Não OGM), a proposta de lei das sementes da UE está a roubar a liberdade alimentar aos consumidores. 72% dos alimentos mundiais provêm de pequenas quintas – Não somos um nicho – Somos o futuro!
Faça ouvir a sua voz!

Assine esta petição para:

* Rejeitar a “Lei do Monopólio das Sementes” da Comissão Europeia e exigir o seu direito a ter sementes e uma alimentação saudável, livre de produtos químicos e de produtos geneticamente modificados (OGM).

* No espírito de Ghandi clame por desobediência civil a uma injusta lei das sementes e declare: Não reconheceremos qualquer lei que Ilegitimamente torne as sementes em propriedade exclusiva de corporações multinacionais, contradiga um objectivo maior de conservação e enriquecimento de uma diversidade mais forte que um sistema falhado de agricultura industrial e ignore as alternativas saudáveis que criam comunidades sustentáveis e segurança alimentar em todo o planeta.

 “Enquanto a superstição mantiver estas leis injustas, a escravatura existirá”. Mahatma Gandhi

#seedfreedom
#liberdadedasemente

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s